Você sabia que tem muito o que fazer em Foz do Iguaçu, além das maravilhosas Cataratas do Iguaçu?

Afinal, o encontro de diferentes povos e culturas na região estratégica da Tríplice Fronteira adicionam camadas e muitas cores a Foz do Iguaçu.

Com eclética gastronomia e espiritualidade, localização da Mata Atlântica e cercada de água por todos os lados, forma o ambiente perfeito para vivências incríveis e inesquecíveis.

Então, está preparado para conhecer lugares e experiências únicas em Foz do Iguaçu?

Descubra aqui o lado B de Foz e região, por meio do olhar de pessoas locais.

Vamos lá?

Experiências Imperdíveis: o que fazer em Foz do Iguaçu

Bom, primeiro vamos cobrir os pontos turísticos imperdíveis em Foz do Iguaçu. 

Confira a lista e o porquê visitar cada local:

  1. Cataratas do Iguaçu: consideradas uma das 7 Maravilhas da Natureza, podem ser visitadas do lado do Brasil e da Argentina. Os dois lados mostram ângulos diferentes e são maravilhosos.
  1. Parque das Aves: está ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro, e é um passeio de imersão em local com mais de mil pássaros em viveiros que simulam o seu habitat natural.
  1. Usina de Itaipu: é a maior produtora de energia do mundo. No circuito especial é possível conhecer a estrutura [megalomaníaca] e o trabalho feito ali.
  1. Marco das Três Fronteiras: é outro local que vale a pena visitar. O ponto marca o encontro dos três países e dali é possível observar tanto a Argentina como o Paraguai, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
  2. Compras no Paraguai: as compras no Paraguai continuam sendo populares entre os brasileiros, além de ter muitas vantagens. Confira nosso guia completo!

Experiências Alternativas: o que fazer em Foz do Iguaçu?

Para além dos passeios imperdíveis e tradicionais, Foz do Iguaçu carrega mais um mundo de possibilidades.

Aqui, é possível viver algumas aventuras autênticas, conexões com a natureza e imersões culturais.

Aproveite para desfrutar de atividades emocionantes ao ar livre até encontros com comunidades locais fascinantes, nossa intenção é mostrar um lado diferente desta região rica em diversidade e riqueza natural, e fugir da rota turística tradicional.

Então, prepare-se para descobrir experiências alternativas que irão enriquecer sua visita a Foz do Iguaçu e criar memórias duradouras. Acompanhe!

Templo Budista

Templo Budista em Foz do Iguaçu

O Templo Budista de Foz do Iguaçu tem cerca de 120 estátuas que representam imagens sagradas, cada uma com um significado único e especial. 

Entre elas, a do Buda Sakyamuni, um príncipe da região onde hoje é o Nepal, que decidiu abandonar o reino e seus privilégios para partir em uma busca por respostas sobre a vida e a origem do sofrimento humano. 

Então, após anos de meditação debaixo de uma árvore chamada Boddhi, ele chegou ao estado de iluminação. Com isso, dedicou os demais anos da sua vida para compartilhar esses ensinamentos em diversos países do Oriente.

O Templo Budista de Foz do Iguaçu segue a escola Budismo Mahayana, da linha Terra Pura. O mantra do templo é “Namo Amituofo”, cuja tradução do chinês é “luz infinita, vida infinita, sabedoria infinita”. 

Para entender mais, uma placa no templo fala sobre o mantra: “Ao recitá-lo vai eliminar aflições e sofrimento e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia”. Legal, né?

Saltar de Paraquedas

O que fazer Foz do Iguaçu: Skydive

Para quem está a fim de uma experiência mais intensa, a Skydive Foz é parada obrigatória.

Então, sobre a barragem de Itaipu e a represa, um salto de paraquedas de poucos segundos pode te fazer sentir mais vivo que nunca. Que tal?

A escola de paraquedismo tem uma estrutura legal para acompanhantes e visitantes também, então mesmo se ainda não criou coragem, mas quiser conhecer ou curtir um pôr-do-sol no local, é só chegar!

Correr ou Pedalar no Parque Nacional do Iguaçu

Para quem curte corrida de rua ou andar de bike,  fazer isso dentro do Parque Nacional é uma experiência única. 

Imagine correr cercado de Mata Atlântica, ouvindo os sons dos pássaros e ainda com vista das exuberantes Cataratas te esperando no final?

A estrada dentro do Parque tem cerca de 11 km só de ida, com muitas subidas e descidas. 

Inclusive, esse cenário ideal é sede anual da meia maratona das Cataratas, quando corredores de todo Brasil e atletas profissionais de todo mundo vêm ter essa experiência. 

Mas, você não precisa esperar pela meia maratona, pois é possível correr sozinho ou pedalar durante os horários de visitação.

Assim, é só comprar a entrada normalmente e então seguir correndo ou de bike, ao invés de pegar o ônibus. Há uma pista para pedestres e bikes ao lado da principal.

Pedal com o Iguassu By Bike

O Iguassu By Bike conta com guias bilíngues, que compartilham duas paixões – a natureza e o pedal.

Assim, a empresa realiza diversos passeios sobre duas rodas pela cidade, sendo principal o passeio pelas Cataratas. 

Então, o visitante pode conhecer locais pouco explorados, para além da trilha tradicional do Parque Nacional como, por exemplo:

  • A antiga Usina São João
  • Uma ponte de madeira sobre a cachoeira
  • A Escola-Parque

Isso sem falar na oportunidade de passear em meio à Mata Atlântica nativa!

Remar e Curtir Cachoeiras no Rio Iguaçu

Diferente da visita às Cataratas, que é uma visita mais panorâmica, na Expedição Aguaray você vai poder remar, mergulhar e curtir algumas cachoeiras do Rio Iguaçu. 

Assim, primeiro é preciso uma caminhada de 1,5 km para descer até o rio, curtindo a linda mata e, depois, é hora de se equipar e receber instruções, antes de subir nos kayaks. 

Um guia acompanha então a remada, fazendo paradas estratégicas nas cachoeiras e prainhas naturais. E, na volta, ainda passa em mais uma cachoeira, para se refrescar de novo, depois da subida da trilha. 

O percurso todo leva em torno de 3 horas.

Curtir as cachoeiras de Foz do Iguaçu

Tem muita, mas muita água em Foz do Iguaçu!

Além das Cataratas e dos dois poderosos rios, tem ainda mais de 40 cachoeiras escondidas pelas matas da cidade.

Assim, o passeio Iguassu Secret Falls visita algumas delas durante um dia inteiro, incluindo almoço e 6 trilhas. Para o transporte, o visitante pode escolher entre ir de bike ou van. 

O legal é que muitas dessas cachoeiras não são muito conhecidas nem mesmo por pessoas locais! Que tal aproveitar?

Feirinha da JK

Na kombi do Green Roots Café na feirinha da JK, em Foz do Iguaçu

A Feirinha da JK tem produtos de pequenos produtores, artesãos e artistas da região. 

Assim, é o ponto de encontro das pessoas de Foz do Iguaçu, e uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da nossa cultura, fazer umas comprinhas apoiando os negócios locais e também tomar café da manhã ou almoçar.

Além disso, em muitos domingos também rolam apresentações culturais, aulas de yoga, feira com animais para doação e outras intervenções. Tudo de graça!

Campus da Conscienciologia

No campus da Conscienciologia em Foz do Iguaçu

A Conscienciologia é uma ciência  desenvolvida pelo Prof. Waldo, que é estudada no Centro de Altos Estudos – CEAC.

O local é um centro de pesquisas sem fins lucrativos, não governamental e não religioso, criado em 1995.

Assim, no Centro há laboratórios para estudos científicos de fenômenos parapsíquicos, encontros abertos semanais, cursos, laboratório de estudos, entre outros. 

Além disso, há também a Holoteca, uma das maiores bibliotecas do país, com livros específicos da área,  coleções de clássicos, gibis e mais. O lugar é lindo e aberto à visitação!

Restaurantes Foz do Iguaçu

É claro que, além dos passeios alternativos, Foz do Iguaçu se destaca e guarda uma surpresa deliciosa para os amantes da gastronomia.

Com uma mistura única de influências brasileiras, argentinas e paraguaias, a cidade oferece uma variedade de restaurantes que satisfazem todos os paladares.

Confira alguns dos restaurantes em Foz do Iguaçu:

  • Cheiro Verde
  • Cantina de Bea
  • Vô Luiz Pizzeria e Cuccina
  • Naturale Cozinha Vegana
  • Pop Art + Black Cat Café
  • Sabor Mais Natural
  • Casa de Carne Monjolo
  • Pastificio Pasta Mia

Conhecer o Salto Monday no Paraguai

A cerca de 20 km da fronteira, o Paraguai também abriga o espetáculo natural do Salto Monday: três imponentes quedas d’água, cercadas pela exuberante vegetação tropical.

A estrutura conta com trilhas, mirantes e passarelas. Esse é um local pouco conhecido até mesmo para as pessoas locais!

Visitar a Mesquita Muçulmana

Mesquita Muçulmana em Foz do Iguaçu

Você sabia que Foz do Iguaçu conta com a segunda maior colônia árabe do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo?

Assim, nossa cidade é também sede de uma bela Mesquita Muçulmana, chamada Omar Ibn Al-Khatab. 

A visita costuma ser rápida, mas a vista da arquitetura e vitrais internos valem a pena!

As mulheres devem entrar no local de calça e cobrir a cabeça com um lenço, que é disponibilizado pela Mesquita.

Degustar a Culinária Árabe

Culinária árabe em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é rica não somente em belezas culturais e atrativos turísticos. A cidade também conta com mais de 80 etnias vivendo em harmonia. 

E, estar em um local como este é uma grande oportunidade de vivenciar, aprender e degustar novas culturas, como a culinária árabe.

Um dos pratos mais famosos é o Shawarma (sanduíche de pão sírio e recheado com tiras de frango ou carne). 

Tem também o Charuto de Folha de Uva, Tabule, Mijadra (arroz com lentilha), Homus (pastinha de grão de bico) e Babaganoush (de berinjela).

Em Foz do Iguaçu também há confeitarias especializadas em doces árabes, como a Albayan Doceria Árabe, que conta com folhados recheados com castanhas, amêndoas, pistache, entre outros.

Compras no Paraguai

A maioria das pessoas que visita Foz do Iguaçu aproveita a proximidade com Ciudad del Este, no Paraguai, para fazer compras.

Isso porque CDE é um dos maiores centros comerciais do mundo, com uma enorme diversidade de shoppings, galerias e lojas para explorar.

Assim, as categorias de produtos mais procuradas por turistas incluem eletrônicos, cosméticos, perfumes, jogos, brinquedos, artigos esportivos, roupas e muito mais! 

Mas, lembre-se que existem regras para atravessar a fronteira com mercadorias, ok?

Então, esteja sempre com um documento de identificação em mãos e respeite o limite de compra de $500. 

Caso contrário, será necessário fazer uma declaração e acertar o valor dos impostos na aduana.

O que Fazer em Foz do Iguaçu com Crianças?

Foz do Iguaçu é uma cidade 100% recomendada para visitar em família, com crianças das mais diversas idades.

Isso porque oferece uma enorme variedade de atrativos super interessantes para os pequenos. 

Assim, inclui paisagens naturais, que despertam consciência ambiental e servem como ótimas lições de sustentabilidade e preservação. Bons exemplos disso são:

  • Parque Nacional do Iguaçu
  • Parque das Aves
  • Refúgio Biológico Bela Vista

Além disso, outros locais de entretenimento podem encantar alguns adultos e, sem nenhuma dúvida, vão despertar imaginação e diversão das crianças, como: 

  • Museu de Cera Dreamland
  • X-Treme Jump 
  • Acquamania 

O que Fazer em Foz do Iguaçu a Noite

Foz do Iguaçu ainda abriga uma infinidade de atividades para se fazer após o pôr do sol.

Pois, à medida que a noite cai sobre Foz,  é possível descobrir uma cidade vibrante, repleta de opções de entretenimento para tornar tudo ainda mais memorável. 

Afinal, a diversão continua e há muito o que fazer em Foz do Iguaçu a noite

Confira!

Jantar em Foz

A culinária noturna de Foz do Iguaçu também merece destaque. Por isso, experimente os sabores exóticos dos restaurantes locais, que oferecem uma mistura de influências brasileiras, argentinas e paraguaias. 

De pratos típicos regionais a opções internacionais, há uma infinidade de opções para satisfazer o seu paladar.

  • Pátio Pomare
  • Empório com Arte
  • Vó Bertila
  • Castelo Libanes
  • Miyako
  • La Strega

Jantar na Argentina

Na cidade que faz divisa com o Brasil, Puerto Iguazu conta com ótimos restaurantes. Então muitos viajantes aproveitam para saborear a culinária argentina quando vem para cá.

Entre os pratos mais famosos estão o bife de chorizo, o tradicional dulce de leche, sorvetes, as medialunas, os alfajores e as deliciosas empanadas. 

Além disso, os restaurantes também são especializados em alguns saborosos peixes regionais, encontrados nos rios Iguaçu e Paraná.

Bares

Para os amantes da vida noturna, Foz do Iguaçu também possui uma animada cena de bares e casas noturnas

Afinal, música ao vivo, dança e boa companhia são ingredientes perfeitos para uma noite divertida e inesquecível, não é mesmo?

Atrações Noturnas

Não deixe de conferir os espetáculos noturnos disponíveis na região. 

Assim, o espetáculo Itaipu Iluminada é um verdadeiro show da natureza com tecnologia que você não pode perder. Combinando luzes, música clássica, efeitos especiais e projeções de tirar o fôlego, é uma atração única com duração de 2h.

Além disso, há também as apresentações no Marco das Três Fronteiras, que junta dança, música, arte, história e cultura. Imperdível!

Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu?

Muitos dizem que 4 dias é o ideal para fazer um bom roteiro na região.

Assim, separando os períodos das manhãs, tardes e noites, trouxemos algumas opções do que fazer em 4 dias em Foz do Iguaçu. Confira:

  1. Parque das Aves + Cataratas do Iguaçu + Marco das Três Fronteiras
  2. Usina de Itaipu + Templo Budista + Puerto Iguazu
  3. Parque Nacional do Iguazú na Argentina + jantar árabe em Foz
  4. Compras no Paraguai + bares em Foz

Como Montar Roteiro Foz do Iguaçu?

Antes de chegar em um destino de férias é importante estruturar um roteiro que faça sentido com as características da sua viagem e as suas preferências pessoais.

A seguir, você vai conferir um breve passo a passo para montar seu roteiro Foz do Iguaçu.

1. Defina o tempo da estadia

É praticamente impossível planejar um roteiro com antecedência se você não sabe quantos dias terá para conhecer a cidade.

Afinal, é a partir da definição dessa informação que você distribuirá quais e quantos afazeres conseguirá executar. 

Portanto, risque este item do seu checklist antes de passar para os próximos.

2. Faça a lista de locais que deseja conhecer

Pesquise os atrativos turísticos e faça uma lista do que deseja conhecer. 

A princípio, não se prenda às características de cada passeio, apenas liste os seus principais interesses.

3. Verifique as informações de cada local

Depois de mapear o que há para fazer em Foz do Iguaçu, comece a pesquisar as informações de cada local, como os dias que ficam abertos, os horários de funcionamento e a média de tempo de passeio, por exemplo. 

A partir daí, seu roteiro vai começar a tomar uma estrutura. Assim, você precisará encaixar o tempo médio de cada passeio nos dias disponíveis da sua viagem.

Nem sempre será possível fazer tudo que você gostaria dentro dos dias planejados. Portanto, esse é o momento de selecionar as suas prioridades. 

4. Compre os ingressos necessários

A maioria dos principais atrativos de Foz do Iguaçu têm um sistema de agendamento e venda online dos ingressos.

Sendo assim, sabendo quando e o que você vai fazer, fica mais fácil garantir o seu, evitando filas antes do passeio.

E aí, já deu para perceber que Foz do Iguaçu oferece uma experiência única de natureza, aventura e cultura, certo?

Então, ao planejar sua visita, lembre-se de que dedicar alguns dias a explorar essa região deslumbrante permitirá que você aproveite ao máximo suas principais atrações.

Além disso, as dicas aqui também cabe a quem é morador de Foz e não apenas viajantes, ok?

E, caso tenha qualquer outra indicação alternativa ou mesmo dentro dos passeios turísticos que não citamos aqui, deixe aqui nos comentários para compartilhar com outras pessoas e talvez até nos ajudar na criação de um próximo guia.

Imagens: Zig Koch – MTUR; Local Planet e Freepik

Autor