Fazer uma boa revisão carro antes de partir para viagem, com o apoio e estrutura da sua cidade, faz com que as coisas fiquem muito mais fáceis do que quando se está em território desconhecido na estrada.

Então, depois de escolher o carro ideal para viajar, é hora de deixar ele em perfeitas condições, livre de ruídos ou possíveis problemas.

Afinal, é a manutenção de carro que vai oferecer a segurança necessária aos passageiros e outros envolvidos no trânsito.

Mas, não pense que essa regra vale apenas para quem tem carros mais usados. Pois, mesmo os motoristas de carros seminovos podem precisar trocar peças, fazer alinhamento e balanceamento, verificar os níveis de água, limpar o ar condicionado ou trocar o óleo e os fluidos.

Ou seja, essas são práticas preventivas recomendadas para qualquer pessoa antes de fazer uma viagem de carro.

Além disso, ter o contato de um mecânico de confiança, que já conhece e já mexeu no seu automóvel anteriormente, permite que você receba indicações ou tire dúvidas caso passe por alguma emergência na estrada.

Continue lendo para ver os principais pontos da revisão do carro para enfrentar expedições ou longas viagens!

Importância de uma Revisão Carro para Viagem Longa

Imagine que você tenha uma viagem planejada, com hotéis e passeios reservados ou pessoas esperando para te receber no destino.

No meio do caminho, o seu carro sofre uma quebra mecânica e você se dá conta de que isso afetará o planejamento que tinha feito com tanto cuidado. Frustrante, não é mesmo?

Inclusive, além de representar um prejuízo financeiro, a falha do automóvel também pode gerar problemas ainda maiores, como um acidente de trânsito, por exemplo.

Principais Pontos em uma Revisão Carro para Viagens Longas

Então, agora que você já entendeu como é importante fazer a revisão no carro para viagens longas, chegou a hora de conhecer os principais critérios para ficar atento.

Aliás, lembre-se que, apesar de alguns itens serem comuns a várias situações, a lista abaixo é baseada na experiência com o meu modelo de carro e viagem.

Portanto, o ideal é que você consulte um mecânico de carro, profissional especializado, que possa fazer um diagnóstico personalizado para o seu veículo.

Ter o Manual do Carro sempre à mão

O manual do veículo é nossa principal fonte para conhecermos  o carro.

Então, para necessidades de manutenção, parte mecânica, especificações das peças adequadas, procedimentos em necessidade de troca e quais óleos e fluídos utilizar, é imprescindível tê-lo à disposição, seja no impresso ou digital em PDF.

Checar Mecânica Básica

Coloque a mecânica em dia e não deixe para resolver problemas possíveis ou já existentes na última hora da viagem.

Inclusive, o ideal é testar por um tempo o carro depois de arrumar defeitos e ruídos, pois podem voltar ou até surgir novos (algum cabo solto ou peça mal ajustada), pelo fato de ter havido uma intervenção mecânica.

Além disso, observe atentamente o motor para verificar vazamento de fluídos e óleo. Muitas vezes, simples trocas de mangueiras ressecadas podem resolver o problema.

Abaixo listamos alguns itens importantes para colocar em dia. Inclusive, de princípio, pode parecer caro mas, na verdade, vai te ajudar (e muito!) a poupar dinheiro e dor de cabeça com guinchos, mudança de planos etc.

Ah! Uma dica que aprendi do jeito mais difícil: evite usar peças paralelas! Barganhe o máximo possível e adquira as originais.

Para isso, vale a pena uma boa pesquisa de preço, pois os valores das peças podem variar muito.

1. Conferir à risca todos os Fluídos e Filtros 

Os fluídos (óleo do motor, freio etc) possuem quilometragens de troca, que constam no manual.

Assim, siga as especificações à risca e, caso não tenha feito controle exato, aconselho simplesmente trocar todos antes de partir  para um longa viagem:

  • Óleo do motor
  • Filtro de óleo
  • Filtro de ar
  • Água do radiador – adicionar anticongelante se for para locais muito frios 
  • Fluído de freio
  • Óleo de caixa de câmbio 
  • Engraxar cruzetas

2. Checar a Suspensão e Molas

Vale a pena suspender o veículo em rampa elevada e observar com atenção toda a base do carro. Assim, converse com seu mecânico sobre tudo que pareça estranho.

Um problema comum de suspensões são as buchinhas que interligam as peças. Há várias delas em um carro e ressecam rápido, sendo qualquer trincada razão para substituí-las, pois o custo é baixíssimo.

No mais, os problemas de suspensão se apresentam de forma clara.

Em nossa Xterra, por exemplo, adicionamos uma mola extra em cada uma das suspensões traseiras, assim ganhamos um reforço para suportar o peso e estradas duras.

Inclusive, resolvemos fazer isso já durante a viagem, após a mola se partir ao meio duas vezes.

Então, caso vá pegar muita estrada de chão, recomendamos fazer antes da partida.

3. Revisar Sistema de Freios

Disco e pastilha de freios precisam estar em excelente estado.

Da mesma forma como os freios de lona, geralmente traseiros, que  por vezes precisam ser limpos e reforçados.

Esse sistema é composto de inúmeras peças e qualquer uma que tenha desgaste ou ranhuras deve ser trocada.

4. Revisar e Turbinar a parte Elétrica

  • Bateria: verificar a potência e carga, deixando na melhor condição possível. Na nossa camionete colocamos uma bateria de excelente marca nacional, com 100 Ahm e bateria de 90A hm. Vale a pena deixar uma pequena margem. Para nós, essa foi a maior bateria que coube no espaço da bateria no carro. 
  • Alternador: revise o alternador em uma boa auto elétrica. Componentes como polia, rolamentos e demais desgastes costumam dar problema acima dos 120 mil km.

5. Checar os Pneus

Verifique se seus pneus estão de acordo com o tipo de estrada que irá enfrentar, em perfil (tamanho) e desenho (ex: 50% terra, 50% asfalto).

Em geral, perfis maiores são mais resistentes e poupam o carro de impactos de buracos.

Por isso, invista em uma marca de qualidade, pois essas são muito mais resistentes a possíveis furos e os pneus conseguem rodar muito mais, o que acaba ficando até mais em conta do que imaginou.

Além disso, o pneu reserva deve estar em excelente condição e assegurar que tenham a mesma medida dos principais.

Honestamente, não vejo a necessidade de um segundo pneu extra e, muitos overlanders que  resolveram carregar um segundo, se arrependeram.

6. Fazer Balanceamento e Geometria

Costumo deixar essas etapas por último, pois muitas vezes intervenções mecânicas podem alterar a geometria.

O balanceamento serve para corrigir imperfeições da roda que a fazem vibrar quando giradas, ocasionadas por pancadas.

Então, adicionando pequenos pesos à roda, criam-se micros contra pesos, fazendo com que a roda gire novamente sem vibrações.

A geometria visa corrigir imperfeições nos ajustes da suspensão. Assim, tais imperfeições fazem com que o carro puxe para um lado, ocasionando inclusive maior desgaste em uma parte dos pneus.

Além disso, vale dizer que é comum descobrir problemas na suspensão quando se tenta fazer a geometria do carro e não consegue fechar um ajustamento perfeito.

Por isso, encontre um local de confiança para realizar esse serviço e tire um tempo para testar o resultado em alta velocidade na rodovia.

7. Checar Limpadores de Pára Brisa

Pegar tempestades com limpadores velhos e ressecados é uma roubada que você não vai querer passar. Então, interessante é partir com limpadores zero bala.

8. Proteger Radiador contra insetos 

A dica é adicionar telinhas para mosquitos para proteger o radiador. Assim, podem ser presas na parte de dentro do para-choque dianteiro.

Aprendi isso da pior maneira quando quase fundimos o motor em uma viagem ao Ushuaia, pois o radiador simplesmente entupiu com tantos insetos, ocasionando o superaquecimento do motor.

Com isso, podíamos viajar somente no frio da madrugada (e correndo risco de dar PT no motor ainda).

Carro Quebrado na Estrada: O Que Fazer?

Em primeiro lugar, se o seu carro quebrar na estrada, não se desespere! Apesar de ser uma situação estressante, isso não vai te ajudar a resolver o problema.

Portanto, tente mover o automóvel até um acostamento ou local seguro, evitando deixá-lo no meio da pista.

Então, siga as leis de trânsito sinalizando a sua posição com o pisca alerta e o triângulo a uma distância segura.

Em seguida, entre em contato com um mecânico ou serviço de reboque. Caso não seja possível fazer o contato, acione a polícia rodoviária local ou um serviço de emergência.

Um ponto muito importante é não tentar consertar grandes falhas sozinho, especialmente se você não for um especialista. Isso pode provocar acidentes ou gerar problemas ainda maiores para o carro.

Por fim, aguarde o serviço de ajuda em um local visível e seguro.

Itens para Levar para Manutenção de Carro na Estrada

Alguns acessórios podem auxiliar na manutenção temporária do carro, até que você consiga a ajuda de um mecânico profissional.

Para viagens mais longas e lugares remotos, acredito que seria interessante carregar consigo os seguintes itens (levo em consideração tanto a necessidade quanto o espaço que ocupará no carro e, assim, as disponho na ordem abaixo):

>>Veja mais sobre nossas Dicas de Viagem<<

Itens Básico para Qualquer Viagem

Confira todos os iten básicos de segurança:

  • Macaco

  • Triângulo 

  • Cabo de Chupeta

Uma das roubadas mais comuns é deixarmos a bateria morrer. Por isso, um cabo de chupeta é algo simples e pequeno para se carregar, e sempre encontra uma boa alma que pode lhe dar uma carga.

  • Auxiliar de Partida

Esse é um opcional do cabo de chupeta mais sofisticado, que pode ser carregado na tomada e oferece carga auxiliar. Inclusive, existem alguns do tamanho de um HD externo e outros grandes com mais potência,  mas um pequeno de qualidade costuma ser suficiente. 😉

Itens Básico para Viagem Longa

  • Enforca  Gato

Cintas de nylon, tipo as de fechar malas em aeroporto. Possuem vários tamanhos e são extremamente versáteis, úteis e resistentes.

Podem ser usadas para ajustar cabos soltos, para-choques frouxos, mangueiras encostadas em partes aquecidas do motor etc.

  • Lâmpadas e fusíveis extras

Tenha todas as lâmpadas extras, sobretudo as de farol. A troca destas lâmpadas costuma ser extremamente fácil mas, caso veja alguma dificuldade, pare em qualquer elétrica e irão te orientar como trocar.

Da mesma forma os fusíveis, que podem queimar desativando toda a parte elétrica do carro. Assim, é só abrir a caixa de fusível (geralmente abaixo da bateria, do volante ou ambos os lugares) e verificar qual deles tem a ligação rompida.

  • Óeo do Motor

Caso o carro rode com óleo abaixo do mínimo, estará correndo sérios riscos de arruinar todo o motor.

  • Aditivo água do radiador extra (1litro)

Esse fluido é indispensável ao resfriamento do motor e, seu baixo nível, pode ocasionar o superaquecimento deste, que será apontado no ponteiro de temperatura do motor no painel. 

Então, seja qual for o defeito, será necessário manter o nível correto desse fluido. Inclusive, pode misturar a dose certa de água junto ao aditivo para  sanar temporariamente a questão até estancar o vazamento.

  • Cabo de Reboqu

Já existem cintas de nylon de tamanho reduzido suficientes para cumprir essa função.

Além disso, tem kits que, além do cabo de tração, possuem ganchos para fixação e até catracas de tração.

Acredito que o cabo com ganchos de fixação seja suficiente, pois o uso da catraca é útil  em situações muito específicas. 

Por isso, sempre teste o uso deste acessório antes, pois você não vai querer aprender tudo em meio a um lamaçal.

É possível verificar no manual os locais adequados para fixar o reboque em seu veículo, geralmente os carros já dispõem de local próprio.

  • Correia do Alternador

Trata-se de uma cinta de borracha que move todo o sistema do motor e, que após longo uso e desgaste, costuma dar problema. 

Assim, pode ser difícil de ser encontrada na exata medida que precisa. A troca da mesma é bem fácil  e pode ser feita por  qualquer mecânico.

Seu desgaste pode ser verificado quando seu motor começa a apitar, quando o carro parecer estar patinando ou, simplesmente, pode observar folgas e desgastes na correia.

  • Ferramentas Básicas e Contato do Seguro

Apesar de não se tratar da parte mecânica, vale mencionar a importância de ter sempre em mãos algumas ferramentas básicas e o contato do seguro, para saber como proceder no caso de um infortúnio, esteja onde esteja.

Check-list de Revisão para Viagens Longas

Chegou até aqui e está com a sensação de que precisa lembrar de muitas coisas?

Para isso, um dos jeitos mais fáceis de garantir que seu carro estará em boas condições para pegar a estrada, é fazendo um checklist de revisão.

Veja a sugestão que funcionou super bem para mim!

Temperatura do Motor

Fique sempre atento no termostato de temperatura do motor localizado no painel do carro.

O mesmo deve subir até o limite de aquecimento do motor, geralmente um pouquinho menos da metade.

Afinal, caso este ponteiro suba além disso, é motivo para se preocupar, pois o superaquecimento do motor pode fundir o mesmo.

Dentre os motivos para essa elevação na temperatura do motor, estão:

  • Falta de água no radiador
  • Baixo nível de óleo do motor

Nível de Óleo e Água

É preciso verificar o óleo 2 vezes por semana, nos períodos da manhã, com motor ainda frio do pernoite.

Além disso, também olhar o nível dos demais fluidos uma vez a cada 2 semanas.

Calibragem Pneus

Muitos países sulamericanos não dispõem de tanta facilidade de acesso à calibrador de pneus como no Brasil.

Então, é bem importante dar uma atenção extra a esse fator, pois às vezes irá despender um pouco mais do seu tempo para encontrar um calibrador.

Além disso, verifique a calibragem certa dos pneus para o tipo de estrada.

Locais de Frios Extremos e com Altitude

Especial atenção para carros a diesel, pois acredito que a viscosidade do combustível dificulta sua partida em tempos frios e em grandes altitudes.

Portanto, considere que é algo para se preocupar quando há temperaturas abaixo de -5C ou em altitudes sobre os 4.000 metros.

 Segue algumas considerações sobre o que aprendemos a respeito deste tema:

  • ANTICONGELANTES

Tanto o combustível quanto a água do radiador podem congelar em climas abaixo de zero.

  • COMBUSTÍVEL

Em países frios o aditivo anticongelante já é incorporado ao combustível direto da bomba.

Contudo, caso não tenha essa certeza, vale a pena misturar aditivos anticongelantes junto ao combustível no tanque. 

Estes aditivos são vendidos em todos os grandes postos perto de regiões frias.

  • ÁGUA RADIADOR

O anticongelante geralmente é incluído em boa parte dos aditivos para água de radiador de qualidade. Lembrando que a água do radiador deve conter aditivo especial.

  • AQUECIMENTO DE VELAS

O simples girar da chave, sem dar a partida, acendendo as luzes do painel, provoca o acionamento das velas e assim seu pré-aquecimento, já preparando o sistema congelado para a ignição do veículo.

Em tempos muito frios vale a pena fazer isso por pelo menos 4 vezes ao dia, pois irá facilitar a partida.

  • EL ARRANCADOR

Depois de muitos perrengues descobri no altiplano boliviano um tal de Arrancador. Trata-se de um spray a ser baforado dentro da entrada de sucção do filtro de ar.

Assim, são 3 sprayzadas antes da partida e, o carro que vinha tentando dar partida repentinamente, puxa aquele aditivo pelo filtro da liga.

Inclusive, me aconselharam a só usar o carro quando necessário e usei pelo menos umas 10 vezes. Ou seja, me salvou de 10 roubadas.

  • ALTITUDE

As duas melhores considerações que faço a respeito é que o carro vai sofrer tanto quanto você, perda de potência.

Então, considere isso quando pensar em lançar o carro frente a algum desafio.

Além disso, a pressão dos pneus de fato aumentam, assim, quanto mais  você sobe, mais pressão. Chuto que quando subimos para 3.500 a pressão deve ter subido uns 5 libras e demos uma arregaçada nas rodas do carro por não termos nos dado conta disso a tempo.

Por isso, talvez carregar algo para medir a  pressão seja útil, ou até mesmo um calibrador 12v, caso esteja sobrando espaço.

Revisão Carro: Dicas para Viagens Longas

Agora você já sabe que fazer uma revisão completa no seu carro é uma prevenção importante para garantir a sua segurança e a de outras pessoas envolvidas na estrada.

Em resumo, nossas dicas são:

  • Tenha o manual do carro sempre em mãos
  • Evite o uso de peças paralelas, dê preferência ao fabricante
  • Não espere o carro apresentar problemas para revisá-lo
  • Cheque itens de mecânica básica
  • Siga as leis de trânsito, caso seu carro quebre na estrada
  • Não tente consertar problemas mecânicos sozinho
  • Leve o contato de um mecânico especialista com você
  • Tenha sempre as ferramentas de manutenção básica 
  • Faça um checklist de revisão antes de viagens longas

Legal, né?

A mecânica de carros pode ser muito simples para alguns, mas muito complexa para outros!

Portanto, espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre esse assunto. Se você tem dicas para outros viajantes, não deixe de escrevê-las nos comentários.

Faça uma boa viagem!

Imagens: Local Planet e Unsplash

Autor

Nascido em Vitória no Espírito Santo e criado em Foz do Iguaçu no Paraná. Gabriel atua como advogado há 7 anos na região da tríplica fronteira de Foz, na esfera acadêmica concluíu mestrado na Universidade de Berkeley na Califórnia. Após 12 anos de experiência em escaladas em rocha e alpina, resolveu levar a aventura mais adiante por meio de um projeto que conciliasse sua carreira e paixão por explorar o mundo.