A barraca de acampamento pode te ajudar a viver uma aventura incrível ou transformá-la em uma experiência frustrante – como a de amigas que acabaram “nadando” dentro da barraca depois de uma noite de chuva!

Por isso, a escolha da barraca é tão importante e deve levar em consideração vários fatores como tamanho, material, modelo e mais.

Continue lendo nossas dicas para escolher a barraca ideal:

Tamanho da barraca

Barraca de acampamento tamanho 3 pessoas

Barraca com tamanho para 3 pessoas (imagem: REI.com)

As barracas normalmente são medidas em quantidade de pessoas.

Se quiser mais conforto, você pode comprar para uma pessoas a mais. Por exemplo, se vão dormir 2 pessoas na mesma barraca, compre uma para 3 pessoas. Assim vai ter mais espaço para itens pessoais.

Alguns modelos têm varandas, que são extensões para guardar pertences ou dependendo do tamanho até para cozinhar. Nesse caso, o espaço para pessoa extra não é tão importante.

Tem modelos de barraca com vários cômodos, como divisórias para quartos e sala. Costumam ser usadas por famílias, mas vale dizer que são menos práticas para transportar e montar.

Outro ponto é a altura da barraca:

  • Barracas mais técnicas, para quem vai fazer caminhadas, costumam ser mais baixas, em torno de 1 m de altura – ou seja, dá só para ficar sentado dentro
  • Barracas para quem vai acampar perto do carro, podem ter até 1,90 m de altura – então dá para ficar em pé dentro

Se alguma das pessoas tem mais 1,90 m de altura, observe também o comprimento da barraca.

Importante lembrar que todos os pontos impactam no peso e volume para transportar a barraca – pontos super importantes para quem vai carregar os itens de acampamento na mochila cargueira.

Com nossa barraca, acampando no Peru

Acampando em duas pessoas e mochilões com nossa barraca (imagem: Local Planet)

A gente gosta muito da nossa barraca, que é a Mountain Hardware Trango, para 3 pessoas, com varandas pequenas na frente e atrás. Dá só para ficar sentado dentro, mas eu acho confortável e principalmente versátil. A gente já usou ela tanto em locais que precisamos caminhar bastante, quanto acampando perto do carro no Psicodália, que é um festival de cultura.

Um casal, que acampou e trabalhou no mesmo festival, tem uma Náutica Indy, que é de tamanho médio, para 4/5 pessoas, com 1,30 m de altura e varanda grande.

Já outros amigos, que emprestaram uma barraca para 6 pessoas (com 2 quartos e 1 sala), para passar ano novo em camping na praia, se arrependeram do tamanho enorme. Porque foi difícil encontrar um spot na sombra que coubesse a barraca e também porque ficaram horas montando.

Material da barraca de acampamento

Barraca de acampamento feita de Nylon Ripstop

Barraca para acampamento feita de Nylon Ripstop (imagem: REI.com)

O tecido e revestimento da barraca estão relacionados com qualidade, peso e impermeabilidade. Os tipos de tecidos mais usados são:

  1. Nylon Ripstop: esse tecido é um Nylon melhorado, com estrutura de linhas mais resistente à fricção, tração, tensão e previne rasgos. É o que indicamos e um dos materiais mais utilizados para compor a parte interna da barraca
  2. Poliéster: junto com o Nylon Ripstop, é um dos mais indicados. É leve, possui boa resistência para abrasão e rasgos, não apodrece com facilidade e não deforma
  3. Nylon Poliamida: bastante resistente à abrasão e possui boa elasticidade. É leve e não apodrece facilmente, mas pode se deformar se pegar chuva ou muita umidade
  4. Algodão: proporciona boa respirabilidade e conforto térmico, porém é pesado, apodrece facilmente com a umidade e é fraco, com pouca resistência à abrasão

Para revestimento, os principais materiais são:

  1. Revestimento em Poliuretano: o mais indicado, por ser impermeável e flexível, costuma ser aplicado em camadas para deixar a barraca mais resistente
  2. Revestimento de Silicone: é leve, possui alta elasticidade e baixa absorção de umidade do solo. Contudo, pode ter cheiro forte em altas temperaturas
  3. Revestimento de PVC: não é muito recomendado porque, apesar do preço mais baixo, tem pouca durabilidade, é pesado e suscetível à variação de temperatura

Outro ponto importante é o material que são feitas as varetas, que devem ser de alumínio para serem mais duráveis.

Ventilação da barraca de acampamento

Barraca com duas entradas de ar

Barra com duas entradas de ar, para uma boa ventilação (imagem: REI.com)

A ventilação da barraca é muito importante, principalmente para acampamentos em clima quente. O ideal é ter duas entradas de ar, uma de frente para outra, para o ar poder circular.

Verifique também se nas entradas de ar têm telas, para barrar a entrada de insetos.

Barraca impermeável à chuva

Barraca de acampamento impermeavel a chuva

A impermeabilidade da barraca é um dos pontos mais importantes para acampar com tranquilidade (imagem: BIG4 Holiday Parks)

A medida para definir a permeabilidade da barraca é chamada de Coluna d’Água e é indicado:

  • Para chuvas normais ou fortes, mas em curto período de tempo: 1.000 a 2.000 mm
  • O mais indicado – para temporais ou chuva por vários dias: 2.000 a 3.000 mm
  • Para situações mais extremas, como neve: acima de 3.000 mm

“É importante saber ainda que o que determina a resistência do tecido é o tratamento que ele recebe. No entanto, o tratamento vai aos poucos perdendo o seu efeito. Assim, uma barraca que originalmente tinha resistência de 2.000 mm, por exemplo, pode reduzir esse número pela metade ou até mais (dependendo da frequência de uso e da falta de cuidado com a barraca)”, segundo Luiza Campello no Fui Acampar.

Outro item importante para a impermeabilização da barraca de acampamento são as costuras, que devem ser seladas. Isso porque, mesmo com um material resistente à água, a umidade pode encontrar uma brecha nas costuras, se elas não tiverem a devida proteção.

Se a sua barraca não tiver as costuras seladas ou se a selação começar a descolar e não ser mais eficaz, é possível contornar esse problema com um selador líquido ou fitas impermeabilizantes.

Sobreteto é uma alternativa para entrar menos chuva na barraca

Barra com sobreteto (imagem: thetravelgears.com

Muitos modelos de barraca têm um sobreteto, que é uma espécie de capa que cobre a barraca. Essa é uma proteção extra para a chuva e também para o calor e vento.

Outro diferencial é que em dias muito quentes e com pouca probabilidade de chuva, você pode remover o sobreteto e deixar a barraca mais fresca.

As melhores opções são as que o sobreteto cobre completamente a barraca, ao invés daqueles que cobrem apenas o topo.

Tipos de barraca de acampamento

Tipo de barraca varia com o clima do acampamento

Tipo de barraca varia com o clima do acampamento (imagem: SleepingWild)

Chamadas 3 estações, esse tipo de barraca é projetado para suportar o verão, primavera e outono. Ou seja, podem ser usada em temperaturas mais amenas, mas não são indicadas para frio extremo.

Já as barracas de acampamento 4 estações suportam temperaturas mais baixas e são conhecidas como barracas de expedição. Elas são indicadas para aventuras que envolvem altitudes mais elevadas, neve, chuva e ventos extremos.

Modelos de barracas

Os modelos mais populares de barracas são:

Barraca Iglu

Barraca modelo Iglu

(imagem: Canadian Tire)

Esse modelo é um dos mais utilizados hoje em dia e sua armação costuma ser feita com duas varetas que se cruzam. A barraca é também mais leve e tem boa resistência ao vento.

Barraca Geodésica

Barraca modelo geodésica

(imagen: survivalkit.com)

Bem parecida com o modelo iglu, essa barraca conta com uma disposição de varetas diferenciada para aumentar ainda mais a resistência. É um dos melhores modelos para encarar situações mais extremas.

Barraca Tubular

Imagem: Passions and Places

Possui formato de túnel e boa resistência ao vento. Possui estrutura leve e espaço interno mais limitado.

Curtiu o guia? Compartilhe nas redes sociais!

Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.