Em dezembro de 2012, a Isa e o Rafa do DayTrippers saíram do apartamento no Rio de Janeiro, venderam todos os móveis, compraram uma Land Rover Defender, se casaram e saíram para uma longa lua de mel em volta ao mundo – sem data para voltar!

“Na viagem visitamos 54 países em 4 continentes, dirigimos 138mil Km e tiramos mais de 80 mil fotos. Tudo isso vivendo dentro de um carro com barraca de teto, geladeira, armários e fogão. Uma pequena e aconchegante casa rodante que nos levou para ver o mundo de perto”, conta o casal de viajantes.

Agora, 3 anos e meio depois, os DayTrippers estão finalizando a jornada. Justamente quando a nossa do Local Planet está começando.

Então aproveitamos esse momento para trocar informações e pegar algumas dicas com eles. A entrevista foi feita por email e eles nos responderam lá de Carrusca, Moçambique, que é o último destino da viagem. Confira a entrevista!

Carro casa dos Daytrippers
DCIM101GOPRO
Daytrippers - cazaquistao-2
Daytrippers - dentro casa carro

Oi Rafa e Isa! Durante a viagem, como é um dia “normal” na vida de vocês?

Não temos hora para acordar, mas o café da manhã reforçado faz parte da nossa rotina. Decidir para onde ir também, mas nem sempre onde ficar. Não existe o responsável por essa tarefa, depende do humor e da vontade de cada um. O Rafa geralmente fica responsável pelas coisas de fora do carro: checa o óleo e água do motor todos os dias, fecha a barraca depois que eu organizo as coisas dentro, ele guarda as cadeiras, abastece a água etc. E eu organizo dentro, louça, comida, roupas…coloco tudo no lugar antes de nos movimentarmos. O jantar também faz parte da nossa rotina, é a hora de sentarmos juntos para preparar uma refeição com calma. O meio do dia fica muito em aberto e não existe uma rotina.

Dos itens do carro/casa, quais têm sido indispensáveis para vocês?

Carregador de bateria, já tivemos muitos problemas com baterias ao longo da viagem. E esse carregador nos ajudou a prolongar a vida útil da bateria. Também adicionamos um medidor da bateria no painel que nos permite acompanhar o consumo das duas baterias, uma do carro e outra da “casa”.

A barraca no teto é a nossa cama e amamos ela, simplesmente não dá para ficar sem.

Inversor que transforma a energia 12V da bateria em 220v, como fazemos muitos free campings é indispensável um inversor para carregar o equipamento fotográfico e computadores.

Na casa temos um mixer que no início pareceu ser apenas mais um item desnecessário, mas usamos ele todos dias para preparar sucos e smoothies. Sem dúvida um item indispensável na nossa casa.

E quais itens levaram achando ser importante, mas acabaram não usando?

Saímos de casa com um segundo estepe no teto do carro, poderia até acontecer de precisarmos de dois na mesma situação, mas até hoje nunca aconteceu e achamos desnecessário carregar tanto peso uma vez que precisamos de muitos outros itens também importantes. Deixamos ele no meio do caminho, optamos por arriscar, não tem como prever tudo. Amanhã o carro pode quebrar no meio do nada e talvez não tenhamos a peça sobressalente, mas faz parte da vida na estrada lidar com os imprevistos, é um exercício quase diário.

A gente curte muito fazer intercâmbio de músicas, então queremos saber quais sons vocês tem escutado pela estrada!

  • Raul Seixas, adoramos o alto astral do Raul, principalmente a música Super Heróis
  • Velvet Underground, Perfect Day (música do Trainspotting)
  • Chico Buarque, das mais variadas
  • Beatles e Rolling Stones estão sempre presentes
  • Elis Regina e Milton Nascimento também!

Um bom tempo atrás, antes da partida de casa, quais eram as sensações?

Alegria e tristeza ao mesmo tempo. Foi duro despedir da família e amigos sem saber quando nos veríamos novamente, mas ao mesmo tempo estávamos extremamente felizes e ansiosos com a realização desse sonho.

E quais as sensações nos últimos tempos, chegando ao fim dessa longa jornada?

E difícil dizer adeus a um estilo de vida que adotamos por 3 anos e meio de nossas vidas. Mas é um ciclo que decidimos encerrar, estamos prontos para voltar, recarregar as energias, trabalhar e planejar as próximas viagens.

A gente aqui do Local Planet está começando uma viagem de carro/casa pela América do Sul. Dos lugares que conheceram por aqui, quais indicariam para amigos de vocês?

  • Parque Nacional Torres Del Paine na patagônia chilena
  • El Chaltén na Argentina
  • Cordillera Blanca no Peru
  • Deserto do Atacama no Chile
  • Nossa linda Amazônia brasileira, em especial Alter do Chão, no Pará

E se vocês pudessem dar dicas para vocês mesmos 3 anos e meio atrás, antes de embarcarem na volta ao mundo, quais seriam essas dicas?

  • Aprenda um pouquinho de mecânica para fazer você mesmo a manutenção do seu carro, minimiza os perrengues na estrada e as possibilidades de ser enganado
  • Você vai conseguir viajar com bem menos dinheiro do que planejou
  • O mundo está bem melhor do que você imagina!
Chaltén, Patagonia Argentina
Deserto do Atacama, Chile
Alter do Chao, Brasil
Cordillera Blanca, Peru

Financeamento coletivo do livro DayTrippers

A volta ao mundo do casal está terminando e eles estão organizando um projeto no Catarse, para que as pessoas financiem o lançamento do seu livro e em retorno ganhem algumas recompensas.

“DayTrippers – 1300 dias pelo mundo” é um livro que narra por meio de textos e fotos a história dessa volta ao mundo de carro. Contando o dia a dia da vida na estrada, as pessoas que cruzaram pelo caminho, os perrengues, as experiências maravilhosas, a diversidade cultural e um pouco da história dos países que conheceram, contam eles.

Dêem uma olhada no projeto lá no Catarse: http://www.catarse.me/pt/daytrippers

[new_testimonials main_style=”style-3″ main_layout=”layout-2″ description=”Você vai conseguir viajar com bem menos dinheiro do que planejou e o mundo está bem melhor do que você imagina!” title_font_options=”tag:div|color:%23727272″ subtitle_font_options=”tag:div|color:%23727272″ quote_color=”#dd9933″ author=”Isa e Rafa, DayTrippers”]
Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.