O Deserto do Atacama, no Chile, tem duas opções de Escalada em Rocha e muitos locais para praticar montanhismo (ou seria vulcanismo?).

Passamos alguns dias nos picos e separamos betas sobre escalada, camping, facilidades, mapas e croquis:

Socaire: Escalada Chile

deserto-do-atacama-escalada-em-rocha-chile-socaire

Perto do pueblo de Socaire, 80 Km ao sul de São Pedro de Atacama, fica esse pico alucinante de escalada em rocha.

Um vale com paredes de até 25 m, com mais de uma centena de vias, tanto esportivas quanto tradicionais (e com fissuras perfeitas).

Os graus variam entre 5 e 8a na graduação francesa. Não encontramos info sobre qual é o tipo de rocha, mas o Gabriel acha que pode ser basalto, devido à proximidade com vulcões.

Rola acampar dentro do vale, que tem até “paisagismo” e cozinha, organizados pelos escaladores. Passamos duas noites lá e três dias escalando, com todo o pico só para gente.

 

A Quebrada Nacimiento, onde estão os setores, fica 7 Km depois do pueblo de Socaire. Mapas e croquis das vias no blog Topos de Chile.

Pode fazer muito frio, afinal lá fica a 3.500 m de altitude, então melhor ir preparado!

Tem local para estacionar o carro no topo e fonte de água próxima ao vale. Na cidadezinha de Socaire tem restaurantes com menu de almoço a 3.000 pesos chilenos e café da manhã a 1.500.

Não tem wifi em local nenhum (acreditem, eu procurei muito porque precisava trabalhar!), mas tem sinal de 3G da companhia Entel.

Toconao: Escalada Chile

deserto-do-atacama-escalada-em-rocha-toconao

Há 35 Km sul de São Pedro de Atacama fica a cidadezinha de Toconao. Lá, um pouco antes de chegar ao ponto turístico Quebrada de Jere, tem vários setores de escalada num vale abaixo da ponte.

As paredes são formadas de uma rocha vulcânica chamada liparita. Tem escalada esportiva e também tradicional.

Escalamos lá por uma tarde, antes de tocar para Socaire. O local é bastante frequentado por escaladores locais nos fins de semana.

Mapas e croquis das vias de Toconao no blog Topos de Chile

Boa escalada! E se tiver mais dicas ou dúvidas, só deixar um comentário.

Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.

Escreva um comentário