Em nossa passagem pela Bolívia durante nossa viagem pela América do Sul, demos a sorte de estar na cidade de Sucre justamente quando o tour 2016 do Inkafest estava rolando, nos dias 25 e 26 de outubro.

Continue lendo para conhecer mais sobre o festival e assistir aos vídeos de escalada e montanhismo que foram selecionados:

Inkafest

Projeto da ONG Mountain & Culture do Peru, com objetivo de aproximar a comunidade esportiva da população local, o Inkafest Mountain Film Festival é um tour de exibição de filmes de aventura na América do Sul.

Os filmes são inscritos por seus produtores de forma gratuita, então os selecionados pela comissão do festival ou pelo público são exibidos em um tour pelo Peru, Bolívia e Equador. Se tiver interesse em inscrever um filme ou ajudá-los a expandir a exibição à outras regiões, entre em contato via ivan@inkafest.com.

inkafest-videos-de-escalada

Vídeos de Escalada e Montanhismo

Compartilhamos aqui os vídeos de escalada em rocha e montanhismo, por serem os esportes que a gente mais pratica, mas no festival rolam ainda filmes de ski, parapente, canoagem, corrida de aventura, mountain biking e outros.

Viaje de Cristal

Nome em português: Viagem de Cristal

Um Big Wall de 1.000m em Minas Gerais ainda nunca escalado e quatro escaladores argentinos que decidiram conquistá-lo: Cintia Percivati, Horacio Greatton, Maria Jose Moises e Nacho Elorza.

O resultado desse desafio, realizado em 2014 na Pedra Riscada, é um filme produzido por Noel Martínez de Aguirre, que já produziu obras como “Fitz Roy, historias de uma Hazaña“ – fonte Blog de Escalada.

Ascención

Nome em português: Ascensão

Ascención é nada menos que um curta metragem de animação (!) de uma qualidade sem precedentes na história de vídeos de montanhismo em todo o mundo.

“Com um impressionante realismo de detalhes, paisagens e uma interessante história que mostra além de grande capacidade técnica, conhecimento de montanhismo” – fonte Blog de Escalada.

Outro fato curioso é que o filme foi produzido na França por cinco estudantes de artes visuais como um projeto de graduação: Thomas Bourdis, Caroline Domergue, Martin de Coudenhove, Colin laubry e Florian Vecchione.

Urko, Escalando el Presente

Nome em português: Urko, Escalando o Presente

Um documentário de 2015 sobre o atleta espanhol Urko Carmona, campeão do mundo de paraescalada, dirigido por Vicente Holgado.

“Durante dois anos entramos no universo particular deste jovem escalador, que com 14 anos perdeu uma perna em um acidente de tráfego. Uma história de superação, amizade e força que nos aproxima de sua filosofia de vida” – fonte descrição oficial do filme.

Água Blanca

Nome em português: Água Branca

Filme mexicano sobre montanhismo, produzido em 2014, Água Blanca é “um drama de aventura, que conta os últimos dias da vida de Mauro, um senhor apaixonado pelas montanhas e que tem um relacionamento próximo com seu neto Sebastián, que o ajuda a cumprir seu último sonho: escalar até o cume de Iztaccíhuatl” – fonte Freeman, festival do México.

A montanha mostrada no filme é a terceira mais alta do México, com 5.230m de altitude.

Mujer Montaña

Vídeo no Facebook

Nome em português: Mulher Montanha

Projeto sem fins lucrativos, que trata de escalada e montanhismo feminino na América Latina, o Mujer Montaña promove encontros internacionais para compartilhar experiências, ascensões e escaladas nas diferentes cordilheiras do continente.

O vídeo exibido no festival mostra o encontro realizado no Equador em 2016.

Encordadas

Este infelizmente não encontrei mais informações ou o vídeo na Internet. Caso você tenha, favor deixar um comentário aqui no post!

Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.