A mochila cargueira é companheira inseparável para se mover com mais agilidade em viagens e também para curtir atividades outdoor. Projetadas para maximizar o espaço e o conforto, para viajar você pode levar nela roupas, calçados e saco de dormir. E para acampar ou se aventurar, carregar na mochila barraca, isolante térmico, comida, água e equipamentos para prática de esportes.

Escolher uma mochila cargueira pode ser uma tarefa desafiadora e pode se tornar frustrante se não soubermos escolher bem. Então, depois de muitas experiências de mochilão, camping e escalada em rocha, preparamos esse guia para escolher a mochila cargueira perfeita:

Mochila cargueira de 30 litros, 50 litros e 70 litros

Mochila cargueira para viagem curta, longa e para camping (imagem: Outdoors with no limits)

Tamanho da mochila cargueira

Esse é um dos principais critérios da escolha, porque  requer o equilíbrio entre: o tamanho para caber tudo o que precisa e o peso que você consegue carregar durante muitas horas.

Os tamanhos de mochilas cargueiras são medidos em litros.  Para escolher, leve em consideração quanto tempo irá ficar e o volume de itens que precisa carregar, além da sua estatura e preparo físico:

  • Mochilas de 30 a 50 litros são recomendadas para viagens de fim de semana
  • De 50 a 70 litros, mochilas cargueiras para viagens mais longas
  • Mochilas com mais de 70 litros são para quando muita carga é necessária – e também para quem tem preparo físico para carregar muito peso

É comum os tamanhos serem 50 + 15 litros – o que significa que o tamanho é de 50 litros, com capacidade de expandir até 65 litros, como esta:

Mochila cargueira 50 + 15 litros

Mochila cargueira com expansão (imagem: Local Planet)

Para esportes ou atividades outdoor de 1 dia, sem pernoite, uma mochila de ataque de 30, 35 litros costuma ser suficiente.

Para um mochilão de 1 mês dormindo em hostel ou outras hospedagens, por exemplo, uma de 50 + 15 litros é um bom tamanho. Nesse tamanho, a mochila cheia com roupas, calçado, itens de higiene pessoal e saco de dormir pesa em torno de 13 Kg.

Como mochila de camping, o ideal é escolher uma maior que 65 litros. Isso porque vai precisar de mais espaço para carregar barraca, comida, itens de cozinha, entre outros itens para acampar.

Se estiver escolhendo sua 1ª mochila cargueira, talvez caia na tentação de comprar uma grande, para caber todas as coisas que costuma levar em viagens. Mas lembre-se que você vai estar sentindo o peso de cada item que colocar nela. Então tente desapegar e comprar o tamanho que fique confortável para você!

Regulagens da mochila

Cada corpo tem o seu tamanho e características particulares e é aqui que entram os ajustes da mochila cargueira. Por carregar bastante peso, elas devem “vestir” você perfeitamente, fazendo com que o peso fique incorporado ao seu tronco.

Se a mochila não estiver bem ajustada, pode causar desconfortos, dores e até lesões nas costas. Então observe se a mochila tem as seguintes regulagens:

Barrigueira e regulagem mochila cargueira

Algumas das regulagens essenciais de mochilas cargueiras (imagens: REI)

Sistemas de ajuste de torso

O torso é a parte traseira do nosso corpo (desde a bacia, até a cervical C7 – aquele ossinho que mais fica saltado quando abaixamos a cabeça). É muito importante que a mochila fique no ponto correto da coluna, por isso esse é o 2º ponto mais importantes na escolha da mochila cargueira!

Há dois tipos de sistemas de ajuste de torso:

1) Sistema subdividido
Esse é um sistema deslizante, para se adaptar à diferentes tamanhos de torso. Então pessoas de altura e formato corporal diferentes, podem usar um mesmo tamanho de mochila cargueira e só mudar sua regulagem.

A maioria das marcas brasileiras usam esse sistema e também algumas importadas, como:

  • Conquista
  • Curtlo
  • Deuter
  • Equinox
  • Quechua
  • Trilhas & Rumos

2) Sistema único
Fabricantes tem tamanhos diferentes de mochilas, geralmente: Extra Small (XS) / Small (S) ou Short / Medium (M) ou Regular / Large (L) ou Long / Extra Large (XL) ou Tall.

Em muitas casos existe a diferença de mochila masculina e feminina, que se refere justamente à essa diferença na medida do torso.

Geralmente as marcas importadas usam esse sistema, como:

  • Arc’teryx
  • Black Diamond
  • Gregory
  • Lowe Alpine
  • Mammut
  • Mountain Hardwear
  • Osprey
  • The North Face

Se escolher uma assim, que geralmente são de marcas importadas, é super importante que você meça o tamanho do seu torso e compre a mochila do tamanho certo para você!

Fonte: Mochileiros

Barrigueira

A alça que prende a mochila à barriga é essencial em qualquer cargueira. Ela ajuda a distribuir o peso para o quadril, aliviando os ombros em até 70%.

Além disso observe o ajuste da barrigueira, para que fique bem presa ao corpo, sem machucar. Pelo mesmo motivo, é bom que ela também tenha um bom acolchoamento.

Com os ajustes, confortos e qualidade certa, a mochila cargueira se torna item indispensável de viagens e aventuras (imagem: REI)

Regulador de altura

Essa regulagem faz parte da alça da mochila cargueira, trazendo-a para a altura adequada. Sempre ajuste a alça após ter ajeitado a barrigueira na posição correta.

Fitas reguláveis de ombros

Também na alça, essa fita serve para ajustar a proximidade da mochila com o corpo.

Fita peitoral regulável

Esse item parece simples, mas é bem importante. A fita peitoral ajuda a deixar a mochila próxima do corpo, mantendo o centro de equilíbrio.

Conforto de mochilas cargueiras

Tem muitos itens que mochilas cargueiras de qualidade costumam ter. Selecione as que são essenciais para você:

(imagem: Switchbacktravel)

Acolchoamento da mochila cargueira

Além da barrigueira, outras partes das alças e costas que ficam em contato com o corpo devem ser acolchoadas para garantir maior conforto.

Você vai agradecer pelo conforto extra ao passar horas e horas com a mochila cargueira nas costas.

Aberturas e bolsos

Muitas mochilas possuem apenas uma abertura superior, que não é muito funcional para uma mochila cargueira, onde você carrega muitas coisas. Veja as outras opções:

  • Aberturas na parte inferior da mochila ou aquelas em 180º/360º ajudam a pegar o que você precisa sem ter que tirar tudo da mochila
  • Os bolsos internos facilitam muito o armazenamento de itens menores
  • O bolso no topo é ideal para itens que precisam ser acessados com mais frequência – como celular, lanterna, remédios e outros
  • Tem também modelos com divisória para saco de dormir, na parte debaixo da mochila

Ventilação nas costas

A armação também permite que a mochila cargueira não fique rente ao corpo, deixando um espaço para as costas respirarem. Afinal, você vai passar muito tempo com ela! Alguns modelos possuem uma tela que ajuda na sustentação, sem perder a respirabilidade.

Fitas de compressão lateral

Servem para deixar a mochila mais compacta possível, mesmo quando está muito cheia.

Alças externas para prender equipamentos

Muitas mochilas cargueiras também têm alças externas, que facilitam armazenar equipamentos para fora dela – como bastão de caminhada ou corda de escalada. Não é um item essencial, mas pode facilitar principalmente na prática de esportes.

Alças externas para acessórios a mão na mochila cargueira

Para carregar acessórios esportivos na mochila cargueira, alças externas são muito úteis (imagem: REI)

Compartimento para água

Veja se o modelo tem bolsos laterais, de preferência com elástico – bons locais para carregar garrafa de água e outros itens.

Outra opção são as bolsas de água, também conhecidas como Camelbak,que  são recipientes maleáveis para facilitar a hidratação por meio de um “caninho”.

Algumas mochilas cargueiras já vem com um espaço destinado para esse item, além de uma saída para o cano e presilha para prender na alça. Assim, não é preciso nem tirar a mochila das costas para tomar água – o que facilita bastante em caminhadas longas, por exemplo.

Capa de chuva

É bom garantir que você tenha uma à mão quando houver uma chuva forte. Então você pode comprar um modelo de mochila cargueira que já vem com uma capa de chuva embutida ou então comprar como acessório extra (assegure que a capa é da mesma litragem da sua mochila).

Mochila de ataque

Também tem mochilas cargueiras que possuem uma parte destacável, disponibilizando uma menor, chamada mochila de ataque. São poucos os modelos com essa opção.

Outra opção é levar uma 2ª mochila menor, que você pode carregar na parte da frente do corpo quando estiver com o mochilão nas costas. Mas isso só é recomendado para viagens mais urbanas, pois para camping e natureza, a mochila na frente atrapalha bastante a mobilidade.

Mochila cargueira e mochila de ataque, compartimento para água

Há mochilas cargueiras que vem com mochila de ataque acoplada e compartimento para sistema de hidratação, que é comprado à parte (imagens: divulgação)

Qualidade da mochila cargueira

Armação

Fazendo o papel de “esqueleto”, ela ajuda a sustentar a mochila cargueira. As armações internas, que geralmente são de alumínio, costumam ser mais confortáveis.

Zíper de qualidade

Algumas pessoas indicam observar a marca do zíper, que deve ser “YKK”. Isso sugere que a mochila cargueira é de boa qualidade. Se o zíper for de outra marca, observe se é resistente e se parece que não irá arrebentar na hora que a mochila estiver um pouco estufada.

Tem sugestão de mais coisas importantes para escolher a mochila cargueira? Deixe um comentário!

 

Autor

Auxiliar de Redação no Projeto Local Planet e na Agência Enlink. Reside em Foz do Iguaçu, é estudante de Jornalismo, dá aulas de inglês, ama viajar e praticar esportes de aventura, como a escalada.