Por ser nascida e criada em Foz, estou acostumada a ter amigos e parentes perguntando o que fazer em Foz do Iguaçu quando vêm para cá. Para quem passa apenas três dias por aqui, temos pontos turísticos imperdíveis, como as Cataratas do Iguaçu e a usina hidroelétrica de Itaipu.

Já para quem tem o privilégio de ficar 5 dias ou mais (ou então curte mais os locais lado B), criamos esse guia alternativo do que fazer em Foz do Iguaçu, com dicas de pessoas da cidade:

O que Fazer Foz do Iguaçu: passeios imperdíveis

Bom, vamos cobrir os passeios imperdíveis em Foz do Iguaçu primeiro!

As Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das 7 Maravilhas da Natureza, podem ser visitadas do lado do Brasil e da Argentina. Os dois lados mostram ângulos diferentes e são maravilhosos.

Ao lado do Parque Nacional do Iguaçu no lado brasileiro está o Parque das Aves, que é um passeio de imersão em local com mais de mil pássaros em viveiros que simulam o seu habitat natural.

Em Foz do Iguaçu está também a Usina de Itaipu, maior produtora de energia do mundo. Assim como as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu também pertence a dois países: o Brasil e o Paraguai. Na visita técnica ao local é possível conhecer a estrutura [megalomaníaca] e trabalho feito ali.

O Marco das Três Fronteiras é outro local que vale a pena visitar. O ponto marca o encontro dos três países e dali é possível observar tanto a Argentina como o Paraguai, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

Dica: O Marco das Fronteiras é um dos melhores lugares de Foz do Iguaçu para assistir ao pôr do sol.

O que Fazer Foz do Iguaçu: locais e passeios alternativos

Conhecer o Templo Budista

O Templo Budista de Foz do Iguaçu tem cerca de 120 estátuas que representam imagens sagradas, cada uma com um significado único e especial. Entre elas a do Buda Sakyamuni, um príncipe da região onde hoje é o Nepal, que decidiu abandonar o reino e seus privilégios, para partir em uma busca por respostas sobre a vida e a origem do sofrimento humano. Após anos de meditação debaixo de uma árvore chamada Boddhi, ele chegou ao estado de iluminação. E então dedicou os demais anos da sua vida para compartilhar esses ensinamentos em diversos países do Oriente.

O Templo Budista de Foz do Iguaçu segue a escola Budismo Mahayana, da linha Terra Pura. O mantra do templo é “Namo Amituofo”, cuja tradução do chinês é “luz infinita, vida infinita, sabedoria infinita”. Uma placa no templo fala sobre o mantra: “Ao recitá-lo vai eliminar aflições e sofrimento e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia”.

 

  • Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 | Terça à domingo, das 09h30 às 16h30 | Entrada  gratuita

Saltar de Paraquedas

  • Rua Angela Aparecida Andrade, 97 (próximo ao Templo Budista) | Todos os dias, das 8h até o pôr-do-sol (exceto quando há mau tempo)

Para quem está a fim de uma experiência mais intensa, a Skydive Foz é parada obrigatória. Sobrevoando a barragem de Itaipu e a represa, um salto de paraquedas de poucos segundo pode te fazer sentir mais vivo que nunca.

A escola de paraquedismo tem uma estrutura legal para acompanhantes e visitantes também, então se ainda não criou coragem, mas quiser conhecer ou curtir um pôr-do-sol no local, é só chegar!

Correr ou Pedalar no Parque Nacional do Iguaçu

  • Rodovia BR 469, Km 18 | Todos os dias: 9h às 17h | $

Para quem curte corrida de rua ou andar de bike,  fazer isso dentro do Parque Nacional é uma experiência única. Imagine correr cercado de mata atlântica, ouvindo os sons dos pássaros e ainda com vista das exuberantes Cataratas te esperando no final.

A estrada dentro do Parque tem cerca de 11 km só de ida, com muitas subidas e descidas. Esse cenário ideal é sede anual da meia maratona das Cataratas, quando corredores de todo Brasil e atletas profissionais de todo mundo vêm ter essa experiência. Só que você não precisa esperar pela meia maratona.

É possível correr sozinho ou pedalar durante os horários de visitação.

É só comprar a entrada normalmente, mas então seguir correndo ou de bike, ao invés de pegar o ônibus. Há uma pista para pedestres e bikes ao lado da principal, que ainda está em construção, mas é possível utilizar grande parte dela!

Remar e curtir cachoeiras no Rio Iguaçu

  • Rodovia das Cataratas, KM 20.5 (anexo ao Hotel Canzi) | De acordo com agendamento | $$

Diferente da visita às Cataratas, que é uma visita mais panorâmica, na Expedição Aguaray você vai estar remando, mergulhando e curtindo algumas cachoeiras do Rio Iguaçu. 

Primeiro uma caminhada de 1,5 km para descer até o rio, curtindo a linda mata. Aí é hora de se equipar e receber instruções, antes de subir nos kayaks. Um guia acompanha então a remada, fazendo paradas estratégicas nas cachus e prainhas naturais. Na volta ainda passa em mais uma cachoeira, para se refrescar de novo, depois da subida da trilha. O percurso todo leva em torno de 3 horas.

Curtir as cachoeiras de Foz do Iguaçu

  • Os passeios acontecem em dias agendados, das 9h às 18h | $$

Tem muita, mais muita água em Foz do Iguaçu. Além das Cataratas e dois poderosos rios, tem ainda mais de 40 cachoeiras escondidas pelas matas da cidade.

O passeio Iguassu Secret Falls visita algumas delas durante um dia inteiro, incluindo almoço e 6 trilhas. Para o transporte, o visitante pode escolher entre ir de bike ou van. O legal é que muitas dessas cachus não são muito conhecidas nem mesmo por pessoas locais.

Andar de wakeboard no cable park

  • Rua Angela Aparecida Andrade, 97 (ao lado do Skydive Foz) | Terça a domingo, das 14h às 20h (para aula de wakeboard é necessário agendar)

Muitas pessoas praticam wakeboard em Foz do Iguaçu, no Lago de Itaipu ou nos Rios Paraná e Iguaçu. Agora além dessas opções, há também um cable park, que é um lago equipado com cabo de aço e locais para fazer manobras.

O Wake Iguassu Cable Park oferece aulas de wakeboard para iniciantes e atletas. No local também tem uma lanchonete e deck para curtir o pôr-do-sol.

Curtir as Feirinhas de Foz do Iguaçu

Início da Avenida JK (próximo à Praça da Paz no Centro)  | Domingos, das 8h às 12h | $

A Feirinha da JK acontece todo domingo pela manhã, com produtos de pequenos produtores, artesãos e artistas da região. Ponto de encontro das pessoas de Foz do Iguaçu, é um ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da nossa cultura, fazer umas comprinhas apoiando os negócios locais e também tomar café da manhã ou almoçar.

Além disso, muitos domingos também rolam apresentações culturais, aulas de yoga, feira com animais para doação e outras intervenções. Tudo de graça!

Conhecer o Campus da Conscienciologia

  • Rua da Cosmoética, 1635 | Diariamente das 9h às 17h | +55 (45) 3525-2652 | Entrada gratuita

Conscienciologia é uma ciência  desenvolvida pelo Prof. Waldo, que é estudada no Centro de Altos Estudos – CEAC. O local é um centro de pesquisas sem fins lucrativos, não governamental e não religioso, criado em 1995.

No Centro há laboratórios para estudos científicos de fenômenos parapsíquicos, encontros abertos semanais, cursos, laboratório de estudos, entre outros. Há também a Holoteca, uma das maiores bibliotecas do país, com livros específicos da área,  coleções de clássicos, gibis e mais. O lugar é lindo e aberto à visitação.

Saborear cozinha vegetariana de Taiwan

Rua Tarobá, 746, Centro, Foz do Iguaçu | Terça a domingo, das 11:30 às 15:00 | $

O restaurante é simples, mas possui opções muito saborosas da culinária oriental e vegetariana, sendo uma ótima opção mesmo para quem não é adepto do estilo de vida livre de carne. O Cheiro Verde fica localizado bem no centro da cidade e é administrado por uma simpática família taiwanesa.

Possui preço amigável e buffet livre, que inclui saladas, sushis vegetarianos, variados pratos quentes e sobremesa.

  • Confira aqui uma lista completa com mais sugestões de restaurantes bacanas em Foz do Iguaçu.

Conhecer o Salto Monday no Paraguai

  • Parque Municipal Saltos de Rio Monday (Presidente Franco – Paraguai) | Todos os dias, das 7h30 às 18h | $

A cerca de 20 km da fronteira, o Paraguai também abriga um espetáculo natural – três imponentes quedas d´água cercadas pela exuberante vegetação tropical. A estrutura é composta de trilhas, mirantes e passarelas. Esse é um local pouco conhecido até mesmo para as pessoas locais!

Aprender sobre o cosmos no Pólo Astronômico

  • Dentro da Itaipu | Terça a domingo: 10h até as 16h – mais horários especiais todas as sextas e sábados: 18h30 (ou 19h30 no de verão) | $

Para quem se interessa pelo cosmos ou então viaja com crianças, o Polo Astrônomico Casimiro Montenegro Filho, que fica dentro da Itaipu, é muito recomendado. Diferente de outros polos que visitei, onde apenas exibem filmes do espaço, nesse os visitantes podem observar o céu e astros de diferentes maneiras.

“Todos os passeios envolvem observação, pois há telescópios para dia e para noite. Nas sextas e sábados, existe um horário de visitação para observação noturna. As observações acontecem sempre, só sendo suspensas quando as questões climáticas impedem de acontecer”, segundo um representante do local.

Visitar a Mesquita Muçulmana

A post shared by SantoAmmaro (@santoammaro) on

  • Rua Meca, 599 – Jardim Central | Segunda à sexta: 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 – Sábado: das 9h às 11h30 | Entrada gratuita

Você sabia que Foz do Iguaçu conta com a segunda maior colônia árabe do Brasil? Fica atrás apenas de São Paulo!

Então nossa cidade é também sede de uma bela Mesquita Muçulmana, chamada Omar Ibn Al-Khatab. A visita costuma ser rápida, mas a vista da arquitetura e vitrais internos valem a pena! As mulheres devem entrar no local de calça e cobrir a cabeça com um lenço, que são disponibilizados pela Mesquita.

Degustar a culinária árabe

Foz do Iguaçu é rica não somente em belezas culturais e atrativos turísticos. A cidade também conta com mais de 80 etnias vivendo em harmonia. E estar em um local como este é uma grande oportunidade de vivenciar, aprender e degustar novas culturas, como a culinária árabe.

Um dos pratos mais famosos é o shawarma (sanduíche de pão sírio e recheado com tiras de frango ou carne). Tem também o charuto de folha de uva, tabule, mjadra (arroz com lentilha), homus (pastinha de grão de bico) e babaganoush (de beringela).

Em Foz do Iguaçu também há confeitarias especializadas em doces árabes, como a Almanara, que conta com folhados recheados com castanhas, amêndoas, pistache, entre outros.

Andar de skate nas pistas municipais

A cena do skate sempre foi forte em Foz do Iguaçu e depois de ter sido sede dos X-Games então, fortaleceu ainda mais. Rolou um movimento da organização dos moradores da Vila A, Itaipu e Associação de Skate, que encabeçaram uma pista street na Vila A, que depois foi seguida de várias outras.

Pra quem viaja sempre com o carrinho, vale a pena conferir:

Pista de skate street na Vila A: considerada uma das melhores pistas do Paraná, medindo 25m x 16m, conta com caixotes de diversos tamanhos, quarter, deltas, rampas, corrimões, escadarias e paredão

Parque Remador Omar de Oliveira (Porto Meira): com rampas, corrimões, escadas e caixote, o local já foi sede do Campeonato Paranaense de Skate Amador em 2015, com participação de atletas de todo Brasil

Se precisar de peças de skate, a Woodstock é um skateshop que já tem mais de 30 anos em Foz do Iguaçu (Av. Brasil – 440, telefone 45 3523-1136).

Conhecer uma unidade de proteção aos animais

  • Centro de Visitantes da Itaipu, Av. Tancredo Neves, 6702 | Terça a domingo: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30 | $

Projeto desenvolvido pela Itaipu, o Refúgio Biológico Bela Vista é uma unidade de proteção para mais de 960 gêneros de plantas e 50 espécies animais como jaguatirica, jacaré, gavião, urubu-rei, quati, arara-vermelha, jabuti, coruja, serpentes, macaco-prego e a onça pintada.

Os animais que estão em situação de risco são resgatados e tratados no local, que conta com estrutura de ponta e jaulas mais humanizadas.

A visita é acompanhada de um guia, que fala também outros idiomas, e percorre uma trilha de 2 km.

Praticar Escalada em Rocha e Indoor

O Climb Now é um passeio que foge dos tradicionais na Terra das Cataratas, onde você pode passar algumas horas escalando a parede de pedra e, como recompensa, admirar uma bela visão do encontro dos rios Iguaçu e Paraná, além do Paraguai ao fundo.  

O Espaço das Américas é uma construção de pedra, com altura de aproximadamente 13 metros, localizada abaixo do Marco das Três Fronteiras e à beira do rio.

A experiência é bem interessante tanto para iniciantes como para quem já pratica a escalada. Para fazer o passeio é necessário agendar pelo facebook da NatuAngá ou telefone (45) 99908-2389.

Outra opção é a escalada indoor, ou seja, em ambiente interno. A academia de escalada NatuAngá oferece um murinho cheio de agarras, equipamento para aluguel e suporte de instrutores. Uma boa opção para os dias chuvosos e também para quem viaja com crianças.

  • Rua Belarmino de Mendonça, 78 | Segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 21h

Jantar na Argentina

Na cidade que faz divisa com o Brasil, Puerto Iguazú conta com ótimos restaurantes. Então muitos viajantes aproveitam para saborear a culinária argentina quando viajam até aqui.

Entre os pratos mais famosos está o bife de chorizo, o tradicional dulce de leche, sorvetes, as medialunas, alfajores e as deliciosas empanadas. Além disso, os restaurantes também são especializados em alguns saborosos peixes regionais, encontrados nos rios Iguaçu e Paraná.

Conhece algum dos locais sugeridos? Conta para a gente nos comentários!

Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.