Para quem está indo ter a primeira experiência com camping, é difícil saber o que levar para acampar. E mesmo pra quem está muito acostumado, com certeza já rolou de chegar no local do acampamento e perceber que esqueceu algum detalhe que faz muita falta.

A gente ama estar na natureza e acredita que é possível ter conforto sim, basta ter os itens certos! Então depois de anos de acampamento, fizemos uma lista completa com o que levar para acampar.

Continue lendo para encontrar:


O que Levar para Acampar – Itens Essenciais

Acampando em Pitumarca, Peru (Imagem: Local Planet)

Barraca

Quanto mais compacta e leve a barraca, melhor! Principalmente se irá fazer trilhas ou longas caminhadas para chegar ao local onde vai acampar.

Isolante térmico

O isolante serve para deitar em cima, mantendo a temperatura do corpo longe do chão frio, além de proporcionar um pouco de conforto. Para quem tem espaço na mochila e prefere uma regalia, o colchão inflável pode fazer esse papel.

Saco de dormir

O saco de dormir é prático por ser leve e quente. Recomendo a compra mesmo para quem pretende acampar pouco, porque pode ser usado também em viagens de ônibus, avião, levar para hostels – sou a louca do saco de dormir, confesso! Para quem não quer investir, uma manta é uma boa substituta.

Headlamp ou lanterna

Headlamp (ou “abajur de cabeça”) é uma pequena lanterna, presa à um elástico, para usar em volta da cabeça. Muito prática por deixar as mãos livres, é muito utilizada em caminhadas e também para cozinhar no camping de noite. Caso não tenha, uma lanterna é um ótimo quebra galho!

Imagens: Trekkingrs / Local Planet

Pilhas

Lembre de levar pilhas para o headlamp ou lanterna, também extras como reserva. Recomendamos pilhas recarregáveis, porque além do custo benefício valer a pena, você vai produzir menos lixo para o meio ambiente.

Repelente e protetor solar

Recomendo repelente principalmente para o momento do pôr do sol, quando os mosquitos aparecem mais. O protetor solar dispensa comentários, né?

Papel higiênico e álcool gel

O papel higiênico é indispensável, pois mesmo em campings com estrutura, pode faltar papel no banheiro. A dica é levar só a quantidade que precisa, pois um rolo inteiro é muito volumoso. Então pegue um rolo que esteja na metade ou faça um rolinho menor.

O álcool gel é para limpar as mãos e podem ser daqueles tubos pequenos.

 

Itens Opcionais para Acampar

Indo acampar e escalar em Socaire – Chile, com mochila cargueira (Imagem: Local Planet)

Mochila cargueira

Se você vai precisar caminhar até o local do camping, na mochila cargueira você consegue levar tudo que precisa de maneira prática e mais confortável possível.

Lona

Lona tradicional, comprada em casa de embalagens. Serve para colocar embaixo da barraca, assim caso chova, não correrá o risco de água infiltrar por baixo. Atenção! Uma dica bem importante é que a lona fique um pouco menor que a base da barraca, para evitar da água ficar empoçando.

Canga

A canga é a nova toalha dos livros Mochileiro das Galáxias! Item coringa na mochila, que serve para fazer um pique nique, usar como toalha, lençol, cachecol e o que mais sua criatividade permitir.

Lençol com elástico

Um pouco volumoso, mas fica super confortável. Recomendamos principalmente para casais que vão acampar, para colocar em volta dos isolantes e ficar com uma cama de casal – romântico, hein! Eu gosto porque a pele não fica grudando no tecido do isolante.

Fronha

Gosto de levar para servir como travesseiro uma fronha ou um saquinho de tecido, para então colocar roupas limpas dentro e dormir com mais conforto.

Sabão e cordinha para varal

Para quem vai passar mais tempo acampando e precisar lavar roupa, legal levar um pedaço de varal e sabão branco, que é menos poluente.

Imagens: Local Planet

Dromedário

Bolsa especial para pendurar, para facilitar o uso para cozinhar, lavar louça e até quebrar um galho para tomar banho (especialmente em locais onde a fonte de água é em local muito exposta).

Telinha para usar como tapete

Essa é uma novidade que a gente levou em nosso último camping. Um pedaço de tela (de mosquito ou tule para roupa), para colocar na porta da barraca. Algo simples, para bater o pé antes de entrar na barraca e deixá-la mais limpa. Principalmente se vai acampar na praia, é uma boa pedida!

Rede

Redes especiais para camping, compactas e leves. A gente tem uma dessas e carrega para todos os cantos!

Caixinha de som

Um sonzinho no camping é sempre legal. A gente gosta de levar aquelas caixinhas de som portáteis e pequenas.

➡ Leia também: O  que Levar para COMER em Acampamento

 

Itens Essenciais para Cozinhar no Camping

Cozinhando na nossa camper, na Ruta 40 – Argentina (Imagem: Local Planet)

Panelas

A gente gosta de levar:

  • 1 Panela para sólidos – arroz, macarrão
  • 1 Panela para molhos – tomate, feijão, sopa
  • 1 Panela para água – para preparar café ou acelerar o cozimento de outros alimentos

Talheres

Um kit individual contendo itens preferencialmente de plástico, que são mais leves:

  • 1 Prato
  • 1 Garfo, colher, faca
  • 1 Copo

Faca para cortar alimentos

Uma faca mais afiada para cortar alimentos é sempre útil.

Filtro de café

Pode ser aquele filtro de café tradicional de plástico ou próprio comprado em loja especializada em artigos outdoor.

Imagens: Local Planet

Pano de prato

Gostamos de usar paninho de microfibra, que seca mais rápido. Tem para vender em mercados e lojas de utensílios para casa.

Esponja e sabão

Cortar metade de uma esponja tradicional e um pedaço de sabão para lavar louça.

Fogo

Para fazer fogo o ideal é comprar alguns itens em loja especializada:

  • 1 ou 2 Fogareiros – 1 é suficiente, mas 2 agiliza o preparo de refeições
  • 1 ou 2 Liquinhos – botijão de gás pequeno, específico para camping (quando o líquido acaba, é necessário comprar um novo)
  • 2 Isqueiros – 1 deles como reserva

 

Itens Opcionais para Cozinhar no Acampamento

Imagens: Local Planet

Saquinhos plásticos

Saquinhos estilo Ziploc são bons para guardar restos de comida ou separar os lanches para o ataque do dia seguinte, seja para uma caminhada ou prática de outro esporte.

Cooler

De preferência daqueles coolers de tecido, leves e compactos. Para armazenar alimentos que estragam rápido, como carnes e queijos.

Garrafa térmica

Daquelas pequenas, para ter café ou chá quentinho por mais tempo e até levar junto em caminhadas.

Caixa para armazenar alimentos

Se for acampar próximo ao carro, vale a pena levar uma caixa grande de plástico para manter as coisas organizadas e protegidas de insetos ou animais.

➡ Leia também: O  que Levar para COMER em Acampamento

Lista com o que Levar para Acampar para Download

Para facilitar o processo de comprar ou pedir emprestado o que falta para você levar acampar, criamos uma lista para você salvar, com todos os itens que colocamos aqui no post:

Lista para download - o que levar para acampar

Para fazer download: clique com o botão direito do mouse na imagem acima, então clique em “Salvar imagem como…” e em seguida no botão “Salvar”

Acampar é bom demais…estar do lado de fora, em contato com a natureza. Com os acessórios certos rola curtir tudo isso com conforto. Por isso esperamos que essa lista te ajude bastante. Bom acampamento!

 

Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.