Depois de anos de acampamento fizemos uma lista completa com o que levar para acampar. E para quem acha que acampamento é roubada…a gente ve que é possível ter conforto sim, é só levar os itens certos!

Aí depende do seu objetivo, dá para levar só o essencial: como para ir caminhar, escalar, fazer travessia ou acampar na praia. Ou levar mais coisas: se vai acampar perto do carro ou acampar em festival, por exemplo.

Continue lendo ou clique para ir à seção desejada:


O que levar para Acampar: itens essenciais

O que levar para acampar: alguns dos itens essenciais e também opcionais para mais conforto que gostamos de levar

Alguns dos itens que costumamos levar para acampar (Imagem: Local Planet)

Barraca

Se tiver que caminhar bastante, o ideal é uma barraca leve. Se vai acampar perto do carro ou vai passar vários dias acampando em um festival, por exemplo, pode ser uma barraca maior. O ideal é que seja impermeável à chuva, que aí dispensa lona por cima, e gostamos que tenha duas entradas de ar, para ficar mais fresco dentro.

Isolante térmico

O isolante serve para deitar em cima, mantendo a temperatura do corpo longe do chão frio, além de proporcionar um pouco de conforto. Para quem tem espaço na mochila e prefere uma regalia, o colchão inflável pode fazer esse papel.

Saco de dormir

O saco de dormir é prático por ser leve e quente. Recomendo a compra mesmo para quem pretende acampar pouco, porque pode ser usado também em viagens de ônibus, avião, levar para hostels – sou a louca do saco de dormir, confesso! Para quem não quer investir, uma manta é uma boa substituta.

Headlamp ou lanterna

Headlamp (ou “abajur de cabeça”, traduzido do inglês) é uma pequena lanterna, presa à um elástico, para usar em volta da cabeça. Muito prática por deixar as mãos livres, é muito utilizada em caminhadas e também para cozinhar no camping de noite. Uma lanterna também cumpre o papel!

O que levar para acampar: isolante térmico e headlamp

Para dormir e iluminar, com conforto e sagacidade, vale a pena investir num isolante e headlamp (imagens: Trekkingrs / Local Planet)

Pilhas

Lembre de levar pilhas para o headlamp ou lanterna, também extras como reserva. Recomendamos pilhas recarregáveis, porque além do custo benefício valer a pena, você vai produzir menos lixo para o meio ambiente.

Algo para filtrar água

Se está indo para a natureza e vai ter acesso à fonte de água, você pode filtrá-la usando:

  • Cloro em gotas (água sanitária): tem aqueles da Hidrosteril, que é vendido em mercados e já vem em embalagem pequena, daí é só pingar na proporção que explica na embalagem
  • Pastilha de cloro: vendida em lojas especializadas. Para usar, depois de coletar a água em um recipiente, colocar 1 pastilha na proporção indicada pelo fabricante
  • Filtro manual: tem diversos tipos e são vendidos em lojas especializadas. Nós temos dois desses: um pequeno, para poucos dias de acampamento, e outro que compramos para nossa viagem de casa rodante e que usamos durante 6 meses para filtrar toda água que bebemos e cozinhamos

Repelente e protetor solar

Recomendo repelente principalmente para o momento do pôr do sol, quando os mosquitos aparecem mais. O protetor solar dispensa comentários, né?

Papel higiênico, álcool gel e pázinha

O papel higiênico é indispensável, pois mesmo em campings com estrutura, pode faltar papel no banheiro. A dica é levar só a quantidade que precisa, pois um rolo inteiro é muito volumoso. Então pegue um rolo que esteja na metade ou faça um rolinho menor.

O álcool gel é para limpar as mãos e podem ser daqueles tubos pequenos.

Se estiver indo acampar em local sem banheiro, o ideal é levar uma pázinha (ou algo que cumpra o papel) para cavar o seu “vaso sanitário”. Hehe!

Sacolas para lixo

Uma regra básica de qualquer ida para a natureza é: traga de volta tudo que você levou. Então é importante lembrar de levar sacolinhas de mercado ou sacos de lixo, caso esteja indo acampar em um grande grupo.

Kit Primeiros Socorros e remédios

O kit de primeiros socorros é muito importante principalmente para quem está indo fazer wild camping (“camping selvagem” ou sem estrutura). Inclua itens como soro fisiológico, gazes, ataduras, algodão, band-aid e pomada para queimadura. Remédios que são bons levar são Paracetamol, Ibuprofeno ou Cetirizina, que servem para diferentes problemas. Coloque tudo dentro de uma bolsa de pano pequena, para ocupar menos espaço.

Ferramentas básicas

Gostamos de levar sempre canivete e silvertape, que são aquelas fitas adesivas bem resistentes. A fita pode servir para quebrar um galho no caso de furos na barraca e no saco de dormir, por exemplo

 

Itens opcionais para Acampar

Carregando mochila cargueira, levando itens para acampar

Com mochila cargueira indo acampar e escalar em Socaire – Chile (Imagem: Local Planet)

Mochila cargueira

Se você vai precisar caminhar até o local do camping, nesse tipo de mochila você consegue levar tudo que precisa de maneira mais prática e confortável possível. Com diferentes tamanhos e regulagens, veja nosso guia para escolher mochila cargueira.

Lona

Lona tradicional, comprada em casa de embalagens. Serve para colocar embaixo da barraca, assim caso chova, não correrá o risco de água infiltrar por baixo. Atenção! Uma dica bem importante é que a lona fique um pouco menor que a base da barraca, para evitar da água ficar empoçando.

Canga

A canga é a nova toalha dos livros Mochileiro das Galáxias! Item coringa na mochila, que serve para fazer um pique nique, usar como toalha, lençol, cachecol e o que mais sua criatividade permitir.

Telinha para usar como tapete

Essa é uma novidade que a gente levou em nosso último camping: um pedaço de tela (de mosquito ou tule para roupa), para colocar na porta da barraca. Algo simples, para bater o pé antes de entrar na barraca e deixá-la mais limpa. Principalmente se vai acampar na praia, é uma boa pedida!

Rede

Rede de nylon, que é compacta e leve. A gente carrega a nossa para todos os cantos!

O que levar para acampar principalmente na praia: tela para o chão e rede leve

Acampando em Socaire, no Chile, com telinha para o chão para sujar menos ao entrar na barraca; e relazando com rede de nylon no Parque Nacional do Iguaçu (imagens: Local Planet)

Lençol com elástico

Um pouco volumoso, mas fica super confortável. Recomendamos principalmente para casais que vão acampar, para colocar em volta dos isolantes e ficar com uma cama de casal – romântico, hein! Eu gosto porque a pele não fica grudando no tecido do isolante.

Fronha

Gosto de levar para servir como travesseiro uma fronha ou um saquinho de tecido, para então colocar roupas limpas dentro e dormir com mais conforto.

Sabão e cordinha para varal

Para quem vai passar mais tempo acampando e precisar lavar roupa, legal levar um pedaço de varal e sabão branco, que é menos poluente.

Algo para armazenar água

Uma garrafa para facilitar o uso para cozinhar, lavar louça e até quebrar um galho para tomar banho (especialmente em locais onde a fonte de água é em local muito exposta).Nós temos um Dromedário, que é uma bolsa especial para pendurar, mas é difícil encontrar para comprar no Brasil.

Caixinha de som

Um sonzinho no camping é sempre legal. A gente gosta de levar aquelas caixinhas de som portáteis e pequenas.

➡ Leia também: O  que Levar para COMER em Acampamento

 

O que levar para cozinhar no camping: itens essenciais

Fogareiro, filtro de água e coador de café apara cozinhar quando acampar

Alguns dos itens para cozinhar no camping (imagens: Local Planet)

Utensílios pessoais

Um kit individual contendo itens preferencialmente de plástico, que são mais leves:

  • 1 Prato
  • 1 Garfo, colher, faca
  • 1 Copo

Fogo

Para fazer fogo o ideal é comprar alguns itens em loja especializada:

  • 1 ou 2 Fogareiros – 1 é suficiente, mas 2 agiliza o preparo de refeições
  • 1 ou 2 Liquinhos – botijão de gás pequeno, específico para camping (quando o líquido acaba, é necessário comprar um novo)
  • 2 Isqueiros – 1 deles como reserva

Panela

A gente gosta de levar:

  • 1 Panela para sólidos – arroz, macarrão
  • 1 Panela para molhos – tomate, feijão, sopa
  • 1 Panela para água – para preparar café ou acelerar o cozimento de outros alimentos

 

Cozinhar no acampamento: itens opcionais

Cozinhando na camper, que é um carro/casa

Cozinhando na nossa camper, na Ruta 40 na Argentina, com itens que também levamos para acampar (imagem: Local Planet)

Esponja e sabão

Cortar metade de uma esponja tradicional e um pedaço de sabão para lavar louça. Se vai fazer um bate e volta, não tem necessidade, mas para mais dias é essencial.

Pano de prato

Gostamos de usar paninho de microfibra, que seca mais rápido. Tem para vender em mercados e lojas de utensílios para casa.

Faca para cortar alimentos

Uma faca mais afiada para cortar alimentos é sempre útil.

Filtro de café

Pode ser aquele filtro de café tradicional de plástico ou próprio comprado em loja especializada em artigos outdoor.

Cooler

De preferência daqueles coolers de tecido, leves e compactos. Para armazenar alimentos que estragam rápido, como carnes e queijos.

Acessórios para lavar louça

Para pegar água não potável e lavar louça com mais conforto, você pode levar

  • Uma bacia
  • Ou um galão com  bomba
  • Ou ainda uma bolsa para água, feita para ser pendurada, que se chama dromedário (na foto acima). Infelizmente não achamos para vender aqui no Brasil, mas se você tiver acesso a comprar em outros países, como Argentina, Chile, EUA, Europa e outros…é da marca MSR e muito prática.

Itens extras para cozinhar no acampamento: caixa para alimentos e sacos plásticos reutilizáveis

Coisas para guardar a comida são bem práticos no acampamento (imagens: Local Planet)

Cadeiras

Cadeiras de camping, de praia ou banquinhos são ótimos para descansar e cozinhar, caso acampe perto do carro.

Mesa de camping

A gente costuma se virar bem preparando as coisas no chão mesmo, mas se tiver perto de carro, uma mesa é sempre útil! Pode ser de tamanho normal ou até daquelas mais baixinhas, que são bem práticas.

Garrafa térmica

Daquelas pequenas, para ter café ou chá quentinho por mais tempo e até levar junto em caminhadas.

Saquinhos reutilizáveis

Saquinhos estilo Ziploc são bons para guardar restos de comida ou separar os lanches para o ataque do dia seguinte, seja para uma caminhada ou prática de outro esporte.

Caixa para armazenar alimentos

Se for acampar próximo ao carro, vale a pena levar uma caixa grande de plástico para manter as coisas organizadas e protegidas de insetos ou animais.

Gazebo

Esse é um item de luxo mor em um camping! Mas para acampar em família ou festivais de música, é ótimo!

Lixeiras

Para quem vai acampar perto do carro e está indo em grupo, levar baldes ou lixeiras ajuda a deixar o acampamento bem organizado. Quando fomos para o festival Psicodália nossos amigos levaram daqueles baldes de 15 kg de margarina, aí separamos o lixo orgânico, reciclável e rejeito.

➡ Leia também: O  que Levar para COMER em Acampamento

 

Viaje na sua cidade, seja local pelo mundo!

Estamos sempre em busca de viagens lado B, esportes outdoor e estilos alternativos de vida. A gente vai amar compartilhar nossas descobertas! Para ficar por dentro das novidades, junte-se à comunidade:

Lista essencial com o que levar para Acampar

Com nossa barraca, acampando no Peru

Com nossa barraca acampando em Pitumarca, no Peru (imagens: Local Planet)

Salve os itens essenciais para Acampar:

  • Barraca
  • Isolante térmico
  • Saco de dormir
  • Headlamp ou lanterna
  • Pilhas
  • Algo para filtrar água
  • Repelente e protetor solar
  • Papel higiênico, álcool gel e pázinha
  • Sacolas para lixo
  • Kit Primeiros Socorros e remédios
  • Ferramentas básicas

E para Cozinhar:

  • Kit pessoal: prato, copo e talheres
  • Fogo
  • Panela

Acampar é bom demais…estar do lado de fora, em contato com a natureza. Com os acessórios certos rola curtir tudo isso com conforto. Por isso esperamos que essa lista te ajude bastante. Bom acampamento!

 

Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.